TRANSLATOR GOOGLE

DOM ORANI JOÃO TEMPESTA, O. Cist. - ARCEBISPO METROPOLITANO


Ano Jubilar Paulino - Dom Orani João Tempesta

Dia 28 de junho, iniciamos com toda a Igreja o “Ano Paulino”. Iremos comemorar os 2000 anos do nascimento do apóstolo Paulo. O Papa Bento XVI anunciou este jubileu há um ano atrás e concedeu graças especiais para que possamos celebrá-lo não apenas solenemente, mas com frutos para a nossa vida espiritual e, principalmente, para a vida missionária. Para nós da América Latina e Caribe que vivemos em “estado de missão” e para nossa Arquidiocese de Belém que está colocando em prática, pouco a pouco, o projeto “Belém em Missão” preparando-nos para os 400 anos do início da Evangelização aqui no portal da Amazônia, é um grande momento de graça e de grandes possibilidades de animação.
Em Paulo Apóstolo nós encontramos o resumo da cultura daquela época e região: cidadão romano, cultura hebraica e cultura grega. Foi este homem que o Senhor escolheu para ser o Apóstolo das gentes e fermentar com a sua palavra e testemunho a expansão do cristianismo até os confins do mundo então conhecidos.
Incansável em sua pregação e suas caminhadas, São Paulo é para nós hoje um grande sinal colocado para que neste nosso difícil século não tenhamos medo de enfrentar os novos areópagos que a cada dia aparecem diante de nossos olhos e nos colocam sempre a caminho de novos diálogos e novas descobertas.
Apostolo aceito e rejeitado, festejado e apedrejado, acolhido e não recebido, mas sempre com novas energias levanta-se de cada situação com novo ânimo e continua a sua pregação e testemunho.
Fica para nós o motivo do envio para o julgamento em Roma, diante do Imperador: “alegaram contra ele algumas questões atinentes à sua própria religião, e com relação a um certo Jesus, já morto, do qual Paulo afirma que está vivo” (At 25, 19). Será a experiência do encontro com Cristo que ele repetirá sempre como motivação principal de sua transformação, como o fez em sua autodefesa ante o rei Agripa (At 26). mostrando como o Senhor “o agarrou e enviou” mudando-lhe a vida e nome.
“Paulo (Saulo, Saul) nasceu de pais judeus em Tarso (na atual Turquia) nos primeiros anos da era cristã. Por uma certa tradição e convenção estamos comemorando os seus 2000 anos neste ano jubilar (2008-2009). Fariseu por tradição de família, aprendeu, segundo o costume judaico, um trabalho manual ou artesanato: era tecelão. Cedo foi para Jerusalém e estudou na escola de Gamaliel, famoso rabino da época. Não conheceu Jesus histórico e nem presenciou a sua paixão e morte. Mas é certo que estava em Jerusalém pouco depois, quando Estevão foi apedrejado. Ali perseguiu violentamente os cristãos e, com o mesmo fim, dirigiu-se a Damasco com cartas que o autorizava à perseguição contra a Igreja nascente. A caminho, apareceu-lhe repentinamente Jesus, e é quando começa a sua conversão ao cristianismo (mais ou menos nos anos 34 a 36 d. C). Em Damasco recebeu o batismo. Três anos passou em lugar deserto, na Arábia. De volta a Damasco, pregou o evangelho aos judeus, que o perseguiram de morte. Fugiu para Jerusalém, onde visitou Pedro e dali foi para Tarso. Posteriormente se apresentou em Antioquia da Síria. Com Barnabé, empreendeu sua primeira viagem missionária a Chipre e às regiões da atual Turquia (45-49). Fundou diversas comunidades cristãs naquelas regiões. Numa segunda viagem a essas regiões (49-52), atingiu também a Europa, evangelizando a Grécia. Voltou a percorrer essas regiões com roteiro diferente, na terceira viagem missionária (53-58) permanecendo bom tempo nas cidades de Éfeso e de Corinto.
Na Grécia recolheu dinheiro para ajudar a igreja-mãe de Jerusalém aonde foi levá-lo, com o propósito de empreender depois uma viagem a Roma e à Espanha. Porém, os judeus promoveram em Jerusalém um motim contra ele; foi preso pela guarnição romana, ficando detido por dois anos (59-61). Apelou para César; por isso foi levado para Roma, onde passou outros dois anos de prisão moderada (61-63). Terminam aqui as indicações bíblicas diretas. Segundo o autor Clemente Romano e o Fragmento de Muratori, no ano 63 fez uma viagem à Espanha. Parece que voltou logo e de novo foi conduzido preso a Roma sendo aí decapitado talvez em 67”. (cfr. Novo Testamento da Liga de Estudos Bíblicos).
A vida desse grande evangelizador e homem de Deus, seus escritos e seu trabalho iremos estudar mais profundamente neste ano do seu jubileu, pedindo a Deus que nos ajude a ter o mesmo ânimo que lhe dirigiu a vida e disposição para estar como ele em constante estado de missão.
No próximo dia 28, iremos iniciar com uma concentração às 18 horas na Igreja Matriz de São Francisco de Assis (Capuchinhos), de onde partiremos em procissão para a Igreja Matriz da Paróquia de São Pedro e São Paulo, onde, às 19 horas, teremos as solenidades da abertura e proclamação do ano jubilar na arquidiocese e o anúncio dos principais horários e eventos para o calendário anual.
Entregaremos nessa ocasião uma imagem de São Paulo que percorrerá durante o ano todas as Paróquias da Arquidiocese, para encerrarmos com a grande celebração única da Crisma anual, sacramento que nos torna Apóstolos Missionários, no dia 28 de junho de 2009, domingo. Durante esse tempo temas sobre a sua vida e missão estarão sendo estudados em nossas comunidades assim como toda uma programação cultural e teológica de aprofundamento que o nosso Centro de Cultura providenciará.
Convido a todos para essa abertura do ano jubilar no próximo sábado e a iniciarmos juntos, com um grande ardor, o ano Paulino em nossa arquidiocese.
Dom Orani João Tempesta, O. Cist., Arcebispo Metropolitano

Fonte:CNBB

Nenhum comentário: