TRANSLATOR GOOGLE

DOM BENEDICTO DE ULHOA VIEIRA - MEMBRO DA ACADEMIA DE LETRAS DO TRIANGULO MINEIRO

São Paulo Apóstolo - Dom Benedicto de Ulhoa Vieira

Dom Benedicto de Ulhoa Vieira
- Arcebispo Emérito da Arquidiocese de Uberaba/MG.
- Membro da Academia de Letras do Triângulo Mineiro

Há um ano, em junho passado, o Papa Bento XVI convocou a Igreja para a celebração de um Ano Paulino para comemorar o 2º milênio do nascimento de São Paulo Apóstolo. Este “Ano Paulino” iniciar-se-á no final deste mês e vai até junho de 2009.
A finalidade deste ano jubilar é um insistente convite para descobrirmos a gigantesca e singular figura do Apóstolo São Paulo e nos aprofundarmos na riqueza dos seus ensinos. Mais: esta convocação visa revitalizar nossa fé e encontrar, buscando com todo empenho, a desejada unidade dos cristãos. É o anseio do nosso Papa. Penso que esta celebração, inspirada por Deus, encontre simpatia por parte dos irmãos separados.
A abertura do Ano Paulino será no final deste mês, a 28 de junho, quando – como é já costume – se abrir solenemente a porta da Basílica de São Paulo, designada como “fora dos muros”. Por estar prevista para a tarde esta cerimônia, a oração, que o Santo Padre presidirá, será o ofício litúrgico das Vésperas.
Muitas são as sugestões para a celebração do Ano Paulino. Aguardamos da CNBB os roteiros dos estudos para círculos bíblicos das Cartas Paulinas, sobretudo da 1ª Carta aos Coríntios, em que São Paulo entoa o mais belo hino à caridade, isto é, o amor.
Na doutrina de São Paulo, nada tem valor sem a caridade: nem os dons dos milagres nem a robustez da fé nem as profecias nem os outros carismas portentosos que sejam. Ele termina esta apologia do amor, proclamado que “a caridade jamais há de cessar” (v. 8).
A paterna benignidade de Bento XVI concede a indulgência plenária neste Ano Paulino aos fiéis nas habituais condições da Igreja.
Que a celebração do Ano Santo pelo segundo milênio do nascimento de São Paulo seja ocasião de crescermos no conhecimento da rica doutrina paulina, na fé e na santidade da nossa vida cristã.
Dom Benedicto de Ulhoa Vieira, Arcebispo Emérito da Arquidiocese de Uberaba/MG.
Membro da Academia de Letras do Triângulo Mineiro.
Fonte: CNBB

Nenhum comentário: